"Os livros gostam de ser amados,
de ser lidos e lembrados
e de crescer com os meninos
com que foram embalados.
Os livros têm um sonho:

o de ver outros livros nascer
para que a paixão da leitura
não possa nunca morrer."

José Jorge Letria

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O feiticeiro de Oz

  Os alunos do 2º Ano, neste 3º período, ficaram a conhecer um clássico da literatura, O feiticeiro de Oz.
  Após a leitura e exploração de alguns capítulos da obra, os alunos elaboraram um livrinho com os resumos desses capítulos e respectivas ilustrações.

  Para quem não conhece, fica aqui um pequeno resumo da história que tem vindo a encantar décadas de miúdos e graúdos...


  Era uma vez uma menina chamada Doroteia que tem um amigo inseparável, o seu cão Totó que vive com uma tia desde que perdeu os seus pais. Há uma ligação muito forte entre a menina e o seu cão. Sentindo que poderia perder o seu querido amigo, sozinha e incompreendida, a menina insiste em fugir de casa para um lugar diferente, onde a fantasia seja possível e as histórias têm um final feliz.
 Quando o desejo de Doroteia se realiza ela é levada por um furacão em rodopio até uma terra encantada chamada Cidade Esmeralda.
 Neste lugar, encontra novos amigos: um Espantalho, que procura inteligência, um Homem-de-Lata que gostava de ter coração e um Leão que precisa de coragem para enfrentar os perigos da selva.
 Doroteia acaba por querer voltar a casa, mas só o maravilhoso e temível Feiticeiro de Oz, que todos respeitam mas ninguém vê, a pode ajudar. No entanto, a pequena vai ainda encontrar a Bruxa Má, que a tenta impedir de regressar. Mas a bruxa boa do Norte abre caminho à menina pela Estrada dos Tijolos Amarelos e o segredo está nos sapatos de rubi, com poderes mágicos, que oferece a Doroteia.
 E assim começa a jornada da pequena com os seus novos amigos até à Cidade Esmeralda, cheia de peripécias, bruxas e muita magia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário