"Os livros gostam de ser amados,
de ser lidos e lembrados
e de crescer com os meninos
com que foram embalados.
Os livros têm um sonho:

o de ver outros livros nascer
para que a paixão da leitura
não possa nunca morrer."

José Jorge Letria

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brincar de fazer poesia

Aqui está o livro digital com os poemas que todas as turmas criaram
Boa leitura!

Myebook - Brincar de fazer poesia - click here to open my ebook

Brincar de fazer poesia

  Nesta atividade foram lidos e explorados poemas do livro de Luísa Ducla Soares "Abecedário maluco" e em seguida os alunos criaram os seus próprios poemas.
  A turma do 1º ano ouviu o poema "O menino perguntador", o 2º ano ficou com o poema "Tudo numa semana", os alunos do 3º ano ficaram a conhecer o poema "Quero..." e o 4º ano "Viva o desmazelo".

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro)

  Após a apresentação de um powerpoint sobre  a roda dos alimentos e da importância de uma alimentação saudável e equilibrada, foram lidas e exploradas algumas histórias relacionadas com este tema.
  O 1º ano ouviu a história "A galinha Ruiva", o 2º ano explorou a história "O sal e a água", o 3º ano ficou a conhecer "A sra. Roda dos Alimentos" e o 4º ano ficou com "A sopa de pedra".
  Em seguida, todas as turmas elaboraram trabalhos alusivos às histórias.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Chegou o outono...

  O outono foi abordado, pelas várias turmas, através de algumas histórias.
  O 1º ano depois de ouvir a história "Adivinha quanto gosto de ti no outono" de Sam Mc Bartney pintou, recortou e montou um puzzle.
  A turma do 2º ano explorou a história "O casamento do Sr. Dióspiro e da Sra. Noz" e elaborou um desdobrável em forma de coração com o resumo, feito coletivamente, e respetiva ilustração.
  Os alunos do 3º ano ficaram a conhecer a história "Tatiana, a fada do outono" e elaboraram um livrinho em forma de fada com legendas e ilustrações.
  O 4º ano ouviu a história "O ouriço-cacheiro em aventura picante" e, posteriormente, os alunos elaboraram desdobráveis em forma de ouriços com legendas e ilustrações.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia Mundial do animal (4 de outubro)

   Aproveitámos esta efeméride para falar um pouco dos direitos dos animais e as razões pelas quais alguns animais estão em vias de extinção.
  A turma do 1º ano ouviu a história "Animais de estimação" de Álvaro Magalhães e depois do reconto oral coletivo os alunos elaboraram pequenos livrinhos com frases da história e imagens.
  O 2º ano elaborou um cartaz intitulado "Cuidados que deves ter com os teus animais" e após a leitura de pequenas informações de alguns animais selecionados elaboraram o BI dos mesmos.
  Os alunos do 3º ano pesquisaram algumas curiosidades sobre os animais e elaboraram um cartaz intitulado "Sabias que...".
  O 4º ano ouviu a história de José Jorge Letria "O alfabeto dos bichos" e após a pesquisa de alguns animais em extinção criaram quadras alusivas aos mesmos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Histórias de regresso à escola

  Este tema, o regresso à escola, foi abordado com duas histórias: "Por onde é a escola?" de Álvaro Magalhães para o 1º e 2º anos e "Porque devo ir à escola?" de Francisco Fernandes para as turmas do 3º e 4º anos.
  Após a leitura e exploração das mesmas, os alunos elaboraram os seguintes trabalhos.

Conhece-te melhor...


  Nesta atividade os alunos do 1º e 2º anos observaram imagens, depois escolheram e pintaram aquelas que se identificavam melhor com eles.
  As turmas do 3º e 4º anos realizaram testes de personalidade, nomeadamente "Que cor és?" e "Com que tipo de animal és mais parecido?".
  O resultado foi engraçado e alguns identificaram-se muito com as caraterísticas apresentadas.
  Após este conhecimento mais profundo deles próprios foi a altura de pensarem um pouco e escreverem o que desejam para este ano letivo.
  As mensagens, de todos os alunos,  foram expostas num cartaz intitulado "Este ano letivo vou..."