"Os livros gostam de ser amados,
de ser lidos e lembrados
e de crescer com os meninos
com que foram embalados.
Os livros têm um sonho:

o de ver outros livros nascer
para que a paixão da leitura
não possa nunca morrer."

José Jorge Letria

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Carteiras com poemas

 Tal como os alunos do 1º e 2º ano, os alunos do 3º e 4º ano também elaboraram carteirinhas com poemas.
  Deste modo, os meninos do 3º ano leram e exploraram alguns poemas do livro "As fadas verdes" de Matilde Rosa Araújo e os alunos do 4º ano leram e exploraram poemas do livro de Manuel Couto Viana "Versos de Cacaracá".
  Parabéns! 

Outras caixas...outras histórias

  Aqui ficam as caixas que recebemos das escolas participantes no projeto de intercâmbio "Uma caixa...uma história"...
  Parabéns a todos pelo empenho!


domingo, 15 de junho de 2014

"Poupança energética"

  No passado dia 13 de junho, realizou-se uma ação de sensibilização denominada "Poupança energética" para a turma do 3º e 4º ano.
   Nesta sessão os alunos ficaram a saber os tipos de energia renováveis que existem, nomeadamente sol, vento, lenha, resíduos sólidos, mares e oceanos e calor da terra. Também ficaram a saber como podemos poupar energia e o impacto que essa poupança tem no planeta terra.


Carteiras com poemas

  Nesta atividade os alunos do 1º ano ouviram ler, leram e exploraram alguns poemas do livro "Aquela nuvem e outras" de Eugénio de Andrade.
  Os alunos do 2º ano também leram e exploraram alguns poemas do livro "Bichos, bichinhos e bicharocos" de Sidónio Muralha.
  Parabéns, meninos! 
  As vossas carteirinhas ficaram muito bonitas...


Uma caixa... uma história!

  Foi este o nome do projeto de intercâmbio do 3º período, no qual participaram as seguintes escolas: EB1/PE do Lombo dos Aguiares; EB1/PE de S. Gonçalo; EB1/PE de S. Martinho e EB1/PE Visconde Cacongo.
   O projeto "Uma caixa... uma história!" teve com destinatários os alunos do 3º e 4º ano e consistiu na elaboração de uma caixa com elementos/objetos alusivos a uma obra literária.
   A turma do 3º e 4º ano leu e explorou a história de Pedro Reisinho "João e a floresta de Betão" e confecionou as seguintes caixas e objetos.
   Parabéns pelo empenho!

Feira do Livro

  Este ano a nossa feira do livro decorreu de 2 a 4 de junho em parceria com a Papelaria do Colégio.




"Histórias imaginadas, recriadas e inventadas"

  No dia 26 de maio, realizou-se uma ação de sensibilização intitulada "Histórias imaginadas, recriadas e inventadas" para os alunos do 1º Ciclo.
  Esta ação foi dinamizada por um elemento do Departamento de Educação da Câmara Municipal do Funchal e teve como objetivo promover o gosto pela leitura.