"Os livros gostam de ser amados,
de ser lidos e lembrados
e de crescer com os meninos
com que foram embalados.
Os livros têm um sonho:

o de ver outros livros nascer
para que a paixão da leitura
não possa nunca morrer."

José Jorge Letria

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Da palavra à imagem

  Este projeto de intercâmbio contou com a participação das seguintes escolas: EB1/PE do Lombo dos Aguiares, EB1/PE de S. Martinho, EB1/PE de S. Gonçalo e EB1/PE Visconde Cacongo.
  Começámos por ler e explorar  textos narrativos ou poéticos alusivos ao ambiente, depois os alunos puseram a criatividade a funcionar e criaram peças  inspiradas nos textos trabalhados.
  O 1º ano ficou a conhecer "Ondina e o peixinho vermelho" de Camillo Osorovitz, os alunos do 2º ano exploraram o poema "Floresta" de Luísa Ducla Soares, a turma do 3º ano trabalhou o poema de Luísa Ducla Soares "O castelo de areia" e o 4º ano inspirou-se na história de Maria Teresa Ramos "A Fada Mãe Natureza".
   Aqui ficam os trabalhos elaborados.
   Parabéns a todos os meninos e meninas pelo empenho!


  Aqui ficam os trabalhos que recebemos das outras escolas participantes neste projeto. 
   Parabéns pelos lindos trabalhos!


terça-feira, 11 de junho de 2013

Lendas da Europa

  Para a concretização desta atividade partimos da leitura e exploração de algumas lendas da obra de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada Histórias e Lendas da Europa.
   Deste modo, o 1º ano trabalhou "O flautista de Hamelin" (Alemanha), 2º ano explorou "Kitty Corcoran e a Fada Vermelha" (Irlanda), o 3º ano leu "Dama Branca" (Mónaco) e os alunos do 4º ano ficaram a conhecer "Dédalo" (Grécia).

Feira do Livro 2013

Aqui ficam alguns momentos da visita dos alunos à feira do livro.

sábado, 1 de junho de 2013