"Os livros gostam de ser amados,
de ser lidos e lembrados
e de crescer com os meninos
com que foram embalados.
Os livros têm um sonho:

o de ver outros livros nascer
para que a paixão da leitura
não possa nunca morrer."

José Jorge Letria

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

  Esta data foi assinalada na nossa biblioteca com muitas actividades divertidas.
  Os alunos do  1º Ano desenharam a capa do livro da sua história preferida.
  A turma do 2º Ano completou a frase: "Os livros transmitem-nos...". Depois procuraram letras em revistas para comporem a palavra por cada um escolhida. Também elaboraram labirintos alusivos às bibliotecas.
  O 3º Ano elaborou o jogo "Quantos queres?" alusivo ao mesmo tema.
  A turma do 4º Ano elaborou um jogo da glória. Os alunos pintaram as casas onde iria acontecer algo e escreveram as próprias regras.
  Que divertido!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro

  Para assinalar esta data falámos sobre a roda dos alimentos e em que consistia uma alimentação saudável e equilibrada.
  Em seguida, explorámos histórias relacionadas com o tema.
  O 1º Ano ouviu a história "As cenouras do senhor Benedito" de Pierre Corin, seguidamente os alunos preencheram cenouras com bolinhas de papel crepe e elaboraram um cartaz com as mesmas e as suas características.
  A turma do 2º Ano esteve muita atenta à história "O nabo gigante" de Alexis Tolstoi, depois os alunos elaboram puzzles e escrevem uma pequena frase alusiva aos mesmos.
  Os alunos do 3º Ano leram a história "A aventura dos alimentos" e após o reconto oral criaram uma banda desenhada colectiva.
  O 4º Ano ouviu a história "O aniversário da Sandra Amora" e elaboraram um desdobrável.
  Parabéns pelos trabalhos!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

OUTONO

  O Outono na biblioteca foi assinalado com muitas histórias:
Os alunos do 1º Ano ouviram a história "O mago e a folha" de Toño Núñez, seguidamente pintaram, recortaram e montaram uns puzzles alusivos à mesma.
  O 2º Ano explorou a história “As cores de Outono” de Erwin Moser e, posteriormente, elaborou um livrinho circular com as legendas coladas e as respectivas ilustrações.
  A turma do 3º Ano ficou com a história “ O tio Vasculho” de Maria Isabel de Mendonça Soares e elaborou um livrinho em forma de folha com as ilustrações e as respectivas legendas.
  O 4º Ano ouviu em CD a história "Viva o Outono", em seguida os alunos criaram duas quadras alusivas ao tema e escreveram-nas num ouriço.

Dia Mundial do Animal - 4 de Outubro

  Começámos com uma conversa sobre os direitos dos animais e as causas que levam à extinção de algumas espécies.
  O 1º Ano ouviu a história “Vem aí um lobo” de Nick Ward, em seguida falámos sobre o lobo ibérico (animal em vias de extinção). Depois procuraram em revistas animais, recortaram-nos e elaboraram um cartaz.
  O 2º Ano procurou imagens de animais, depois os alunos escolheram um  e escreveram algumas características desse animal.
  A turma do 3º Ano pesquisou curiosidades sobre os animais e elaborou um cartaz
  Os alunos do 4º Ano ouviram a história “O alfabeto dos bichos” de José Jorge Letria, seguidamente escolheram um animal em vias de extinção, leram informação acerca do mesmo e criaram um poema dedicado a esse animal.