"Os livros gostam de ser amados,
de ser lidos e lembrados
e de crescer com os meninos
com que foram embalados.
Os livros têm um sonho:

o de ver outros livros nascer
para que a paixão da leitura
não possa nunca morrer."

José Jorge Letria

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Fábulas

As fábulas são narrativas curtas, as personagens são animais e no final há sempre uma lição de moral.
Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc. É uma narrativa inverosímil, com fundo didáctico.

Fabulistas

Jean de La Fontaine (Château-Thierry, 8 de julho de 1621 — Paris, 13 de abril de 1695) foi um poeta e fabulista francês.
La Fontaine é considerado o pai da fábula moderna. Sobre a natureza da fábula declarou: “É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato”.



Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. 
Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de carácter moral ao homem.
Fabulista grego do século VI a.C.. O local de seu nascimento é incerto — Trácia, Frígia, Etiópia, Samos, Atenas e Sardes todas clamam a honra. Eventualmente morreu em Delfos.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro na Biblioteca

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro desenvolvemos várias actividades na biblioteca.
O 1º Ano realizou a actividade: "Os livros são...", os alunos procuraram letras em revistas para formarem adjectivos que classificassem os livros.

A turma do 2º Ano concretizou as seguintes actividades: "O livro é um amigo em qualquer lugar..." e "O meu livro preferido". Na primeira, os alunos foram convidados a desenhar os diversos lugares onde podemos ler um livro. Na segunda actividade, além de escreverem o título do livro preferido também desenharam a capa do mesmo.


Após a leitura individual de um livro à escolha, os alunos do 3º Ano realizaram a actividade: "Um livro numa frase..." e elaboraram um marcador de livros com frases alusivas à importância dos livros.

Depois de escolherem um livro e lerem-no o 4º Ano realizou a actividade: "O livro que escolhi..." e elaborou cartazes a publicitar o livro e a leitura.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro (23 de Abril)

Sabiam que ... o Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996, por decisão da UNESCO, a 23 de Abril?
Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração teve origem na Catalunha a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Nunca é demais lembrar...
Aqui estão alguns cuidados a ter com os livros...